sábado, 22 de março de 2014

Resenha e dica de livro!

Postado por Jane às 10:30
Bom Dia Leitores!

Na minha primeira postagem vou deixar uma resenha de um livro incrível que eu super recomendo!

"Um pilar de ferro" de Taylor Caldwell:  A história maravilhosa de Cícero e da República que ele tentou salvar.

Sinopse 

Esta obra acompanha a trajetória pessoal e política de Marco Túlio Cícero, um dos maiores oradores, escritores e políticos romanos. Caldwell traça um verdadeiro dossiê sobre o orador, escritor e político influente, que não poupou esforços para salvar os ideais romanos de liberdade e democracia — a noção de república como a conhecemos hoje. A autora mostra o desenvolvimento intelectual de Cícero e porque ele foi considerado uma das mentes mais importantes de sua época. 


O livro também retrata figuras marcantes, que influenciaram, de uma forma ou de outra, o modo como Cícero enxergava o mundo: Julio César, o advogado Cevola, Catilina (seu inimigo moral), o general Pompeu e a bela cristã Lívia, com quem viveu um inesquecível caso de amor. Foram anos de pesquisa em museus e bibliotecas em Roma e na Grécia para compor os personagens desse romance épico. 


Não basta conquistar a sabedoria: é preciso saber usá-la.” 
                                                                                                         -Cícero                                  

Não é um livro fácil de se ler, nem prático e muito menos de leitura rápida. Devo admitir que os primeiros capítulos são bem desanimadores, pelo fato de que, começa com uma breve passada pela vida de Túlio, pai de Cícero, que não é lá dono de uma vida muito animada. Mas vale a pena insistir, pois a jornada é maravilhosa e, no final do livro você terá mudado pelo menos um pouquinho.
Uma história que envolve: filosofia, história, política, guerra e uma profunda reflexão sobre a humanidade. Você não lê esse livro, você o vive, e se aprofunda nele; os questionamentos de Marco, que desde cedo quer ser um advogado honesto e direito e, aos poucos vai descobrindo que, as próprias leis do estado não são honestas e não estão a favor do povo, suas contradições, suas ações por vezes contraditórias e seus infinitos questionamentos, fazem desse livro um pouco difícil de digerir. 
É um livro formador e/ou reformador, que mergulha adentro do caráter humano e dos problemas governamentais que já assombravam aquela época. E, pensar que, alguns milhares de anos depois, continuamos com os mesmos problemas que surgiram em Roma A.C !
Apesar de ser indicado injustamente apenas para que pretende seguir a área de direito, acredito que qualquer um pode lê-lo e deveria.


Separei alguns trechos super marcantes dessa incrível obra para vocês :





"Marco aprendeu , pela primeira vez, que a virtude e uma boa educação não atraem forçosamente os amigos, como também não se consegue isso com a grandeza de coração e de espírito. Aliás, descobriu que essas mesmas qualidades muitas vezes tinham um efeito repulsivo, sendo a maior parte dos homens o que são, por natureza. Um homem mau era mais suportável para a maioria dos homens do que um homem bom, que era uma reprovação constante e, portanto, devia ser desprezado. "



" É errado criar as crianças num ambiente exclusivamente de afeição familiar e fraternal, sem esclarecê-los no sentido de que, além das paredes seguras do lar, existe um mundo de homens sem Deus, desonestos e amorais, e que esses homens são a maioria. Pois, quando um jovem inocente tem inevitavelmente de encontrar o mundo dos homens, sofre uma ferida da qual nunca se poderá restabelecer e um mal do coração que afetará sua alma pra sempre. É melhor ensinar logo ao seu filho, desde o berço, que o homem é intrinsecamente mau, que é um destruidor, um mentiroso e um assassino em potencial e que este filho deve armar-se contra o seu irmão, para não morrer em corpo ou espírito! Os judeus tem toda a razão quando dizem que o homem é desesperadamente perverso desde o nascimento e mau desde a juventude. 
 Possuindo esse conhecimento, o seu filho poderá dizer a si mesmo: 'Com a ajuda de Deus, serei mais bondoso que meu irmão e lutarei pela virtude. É meu dever aspirar acima da minha natureza humana."

"O orçamento nacional deve ser equilibrado. As dívidas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos se a nação não quiser ir à falência. As pessoas devem, novamente, aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública."



                                                                                      - Marco Túlio Cícero 


Essa é a minha dica! Se algum de vocês já leu o livro, ou se resolver lê-lo e quiser discutir ficarei honrada :-)

2 comentários:

Anônimo disse...

muito boa sua resenha vou ler o livro dps comento paz profunda

Anônimo disse...

muito boa sua resenha vou ler o livro dps comento paz profunda

Postar um comentário

 

Apanhadoras de Palavras Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review